Coordenador : Magda Kimico Kaibara Dutra
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 384724.2206.113293.16052023
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Licenciandos de Matemática, Pedagogos e professores que ensinam Matemática na educação básica.
Local de atuação: Em ambientes virtuais disponibilizados pelo Programa Dá Licença, no Google Meet e, presencialmente, no IME-UFF.
Objetivo
Objetivo geral: Propiciar um espaço de estudo e reflexão sobre o potencial da Modelagem Matemática e de sequências didáticas como recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de matemática, a partir da produção de atividades Objetivos específicos: - Produzir atividades de modelagem (materiais didáticos) para o ensino básico. - Divulgar as atividades produzidas em área dedicada ao projeto no website do Programa Dá Licença com foco para licenciandos e professores do ensino básico, bem como para interessados. - Aplicar as atividades desenvolvidas em uma escola do ensino básico. - Avaliar com a equipe, ao final do projeto, os resultados alcançados.
Resumo
O objetivo deste projeto é a elaboração de atividades didáticas voltadas para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica, usando a estratégia de ensino Modelagem Matemática, uma das tendências em Educação Matemática. Pretende-se construir atividades de modelagem levando-se em consideração a teoria das situações didáticas proposta por Brousseau e, quando possível, elaborá-las de modo que as mesmas propiciem a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como promovido pela BNCC e pelos PCN’s. A fim de atingir as metas traçadas, pretende-se promover reuniões com o grupo formado de professores, licenciandos e recém-formados que fazem parte deste projeto para realização de estudos e pesquisas em torno dos temas citados. Como resultado desta ação, pretende-se divulgar estas atividades pela publicação das mesmas no website do Programa Dá Licença, programa este regularmente visitado por profissionais da educação básica, e aplicar as sequências didáticas desenvolvidas numa escola do ensino básico. Aventa-se como possíveis desdobramentos o incentivo à orientação e à produção de Trabalhos de Conclusão dos licenciandos em matemática, bem como a produção de artigos em periódicos especializados e a capacitação de professores da educação básica na utilização dos temas acima.